Atualizações

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

SÁB 19 DE OUTUBRO


  1.                                                 TÍTULO PESO PESADO
  1. VELASQUEZ X CIGANO

Lutador de jiu-jítsu perde movimento dos braços e das pernas após golpe



O lutador de jiu-jitsu Gabriel Diniz, de 15 anos, perdeu os movimentos dos braços e das pernas após um golpe durante uma luta do Campeonato Estadual do Espírito Santo, em Vitória, no início do mês. Ele lutava com um adversário de 20 anos.
Durante a luta, o adversário do adolescente o levantou pelo quadril. Gabriel ficou de cabeça para baixo e caiu por cima do pescoço. Ele foi direto para o hospital e fez duas cirurgias.
Segundo o médico que operou o menino, ele quebrou duas vértebras, na altura do pescoço e teve uma lesão muito grave na medula. Por isso, ele perdeu os movimentos nos braços e nas pernas. O médico disse que não pode garantir que o lutador vai voltar a andar.
Gabriel é da categoria juvenil e lutava contra um adversário da categoria adulto. Isso era permitido pela Federação do Espírito Santo, mas depois do acidente a luta entre atletas de idades diferentes foi proibida. “O atleta que lutou contra o Gabriel já estava formado, então a força é absurda”, afirma Agnaldo Goes, presidente da Federação Estadual de jiu-jitsu.
A família de Gabriel reclama de como o golpe foi feito. “Ele age de maneira extremamente excessiva até conseguir tirar parte do corpo do Gabriel e acontecer o choque da cabeça com o chão”, diz Pablo Fernandes, primo do adolescente.
O técnico do outro lutador, Fabiano Lemos, afirma que o golpe não foi irregular e o que aconteceu foi uma fatalidade: “É um golpe legal e normal. Na academia, a gente faz isso, capota pra ganhar lateral e atingir o objetivo da luta, que era passar a guarda. Infelizmente foi uma fatalidade”.
A Federação vai analisar as imagens para definir se o golpe é permitido pelas regras. Gabriel continua internado no hospital e procura um centro de reabilitação, sempre sem perder a esperança: “Agradeço a todo mundo e peço que continuem rezando para que eu consiga vaga em um centro de reabilitação. Eu vou voltar aos tatames".
Fonte:Jornal Hoje (g1.globo.com)